INTRODUÇÃO
Esse foi, dentre tantos projetos da área da odontologia que atuamos, um dos mais desafiadores. Por isso fizemos questão de registrá-lo aqui, afinal, é um mercado extremamente competitivo, principalmente quando o empresário adquire uma clínica que já vinha com uma reputação não muito boa perante seus clientes.
O objetivo aqui era, não apenas gerar faturamento, como também mostrar que a clínica estava sob nova direção, com uma nova marca e entregando serviço de qualidade, gerando um faturamento que permitisse ao proprietário alavancar a clínica nessa cidade que fica no interior do estado de São Paulo.
OS DESAFIOS
Os desafios nesse projeto eram tantos que, foi preciso aliar ao time, formado por 4 especialistas, um especialista em gestão de crises, para ajudar a reverter a situação deixada pela marca anterior, que no Google Maps, possuía uma avaliação abaixo de 3 estrelas. E, a avaliação do Google, deve ser levada muito a sério, principalmente em se tratando de negócios locais.
Além disso, era preciso gerar um caixa rápido, afinal, nosso cliente acabara de fazer um investimento pesado ao adquirir a clínica e reformá-la, adaptando melhorias e a nova identidade da marca, entre outros.
A SOLUÇÃO
Com a expertise dos profissionais da G3 na gestão de marketing e vendas para odontologia, mapeamos a região, o público e criamos um processo de agendamento de avaliações através da internet. Como a cidade não era tão grande, reforçamos a comunicação de que uma nova empresa adquiriu a anterior por meio de uma estratégia também fora da internet, haja vista que exploramos um canal muito popular na cidade.
Usando plataformas como Google e redes sociais, com anúncios bem direcionados e com múltiplos canais de agendar uma avaliação, conseguimos gerar um volume surpreendente de agendamentos de avaliação.
Com o atendimento preparado e munido de boas ferramentas como CRM e script de atendimento, qualificação e follow-up dos pacientes, o resultado foi muito além do esperado.
O RESULTADO
Sem dúvida, as campanhas realizadas pela internet, que consistiam em fazer com que o interessado agendasse uma avaliação para a colocação de implantes, foram as que mais deram resultados. Uma dessas campanhas, foi mostrada mais de 300 mil vezes, alcançando mais de 28 mil pessoas e gerando mais de 400 agendamentos para avaliação de implante odontológico.
Com um fluxo de atendimento bem estruturado, e uma gestão com olhar clínico em cima dos números, analisando todos os dados coletados de cada ação, conseguimos gerar mais de R$100 mil reais em pouco mais de 20 dias. E um detalhe chamou muito a atenção: um dos métodos de captação de pacientes para agendamento se validou de forma tão rápida e surpreendente, algo incomum em ações de marketing e vendas, quando se trata de empresa nova ou com desafios de uma gestão de conflitos, que o valor investido em anúncios foi menor que 3% do resultado atingido.
CONCLUSÃO
A clínica conseguiu se posicionar de forma positiva na cidade, ganhou a confiança do público, e está gerando um faturamento muito positivo para seu fluxo de caixa.
Agora busca expansão, e já adquiriu uma nova clínica em outra região, replicando as estratégias já validadas na primeira clínica, claro que, adaptada à realidade do público e local, mas com a confiança de que, a combinação de Produto – Pessoas e Processos podem promover uma melhoria contínua, garantindo um excelente posicionamento em um mercado tão competitivo com da odontologia.
A metodologia de Gestão Amplificada®, aliada a empresários de mentalidade aberta, que estão dispostos a encarar algo que, talvez ainda não tenham testado, e de um time alinhado e preparado para receber as demandas advindas de uma gestão de marketing e vendas bem implementada, faz com que resultados como sejam possíveis de acontecer, seja no médio, longo, e porque não, no curto prazo.
Assim como essa clínica, nós já ajudamos muitas outras, de diversos segmentos como odontologia, emagrecimento, estética, nutricionista, etc. a conseguir gerar um fluxo de caixa contínuo e positivo.
Se você é gerente ou proprietário de uma clínica, e está enfrentando desafios de gerar demanda de agendamento e pacientes, entre em contato com a Gestão 360 para saber como podemos ajudar a sua clínica a alcançar resultados como esses.
Você pode solicitar um diagnóstico gratuito clicando no banner abaixo.